Bob marley
Introdução
Bob Marley foi o primeiro artista que nasceu e viveu num país pobre a fazer um estrondoso sucesso internacional e a influenciar vários artistas e gêneros no universo da cultura pop. Esse fato é mais do que suficiente para fazê-lo merecedor de toda a reverência que se tem por sua obra artística. Uma espécie de Bob Dylan tropical, ele fez canções de protesto baseadas nas sonoridades do rock e do reggae e tornou o ritmo jamaicano mundialmente conhecido e identificado com os movimentos de rebeldia jovem, a ponto de influenciar até o punk rock nos anos 70 e 80.
Como o reggae esteve intimamente associado à criação de uma identidade nacional pelo povo jamaicano, principalmente após a independência total do país em relação a Inglaterra nos anos 1960, a música de Bob Marley refletiu os principais temas que afligiam os jamaicanos, como a fome, a criminalidade urbana, a violência política, a brutalidade policial e a herança da escravidão. Na próxima página conheça como foi a infância e a adolescência de Marley até ele ter seu talento musical descoberto.
CAPÍTULO II
Cedella Booker e Bob Marley
Na manhã de uma terça-feira em fevereiro de 1945 nasceu Robert Nesta Marley, mais popularmente conhecido como Bob Marley foi o produto de uma relação biológica de raça mista. Cedella "Ciddy" Malcolm tinha chegado ao climax do que tinha sido uma viagem tediosa, e o início da jornada de Cedella Booker e Bob Marley. A sociedade da época era muito menos receptiva de uma relação de raça mista especialmente entre duas pessoas de tais diferentes origens sociais e econômicas
Cedella viveu na comunidade humilde de Rhoden Hall e mais tarde mudou-se para perto de Nine Miles, St. Ann, Jamaica, por 17 anos antes de dar à luz um menino de 6 ½ quilos que mais tarde se tornaria "o rei do reggae do mundo".
Uma tímida moça cristã jovem, que era conhecida por sua voz, sem saber, tinha capturado a imaginação de um capitão Norval Marley. No