Analise textual
Se você estiver confuso em relação aos animais, pensando que eles de alguma maneira se comunicam, não como nós, mas se comunicam, ainda assim não podemos dizer que tenham linguagem, essa é exclusiva do ser humano. O que os animais têm são formas de comunicação.
Pesquisas científicas já catalogaram, em chimpanzés, cerca de 100 sinais diferentes para expressar medo, fome, alegria etc. Mas são formas pontuais, limitadas, específicas
Pare para refletir...
Se a linguagem é uma capacidade humana, por que todos nós não falamos a mesma língua? Por que uma criança de família chinesa, que nasce na França, fala francês e também chinês?
Aqui chegamos a um ponto essencial: a língua é uma construção social, e corresponde à cultura, história e sociedade de um determinado povo, de uma determinada nação.
Minha mãe é advogada e quando criança eu observava e folheava alguns livros dela de direito. Sempre admirei os advogados e aqueles que exercem profissões do tipo; como policiais, promotores e etc.
Esse ano tomei a melhor decisão, que foi começar essa faculdade. A cada aula eu fico com mais e mais vontade, de me aprofundar nas leis e condutas. Gosto de saber nossas obrigações e direitos. E espero um dia realizar o meu sonho de ser defensor publico.
Se você tem uma capacidade de pensar sobre alguma coisa, de interpretar, de atribuir significado a algo, isso é comunicado através das regras de alguma língua que você saiba. Mas como os outros vão saber o que você está pensando? Bem, só vão saber se você falar: linguagem e língua se concretizam na fala.
Temos um texto toda vez que tivermos uma ideia completa, mesmo que isso seja feito através de uma única palavra. Um texto não é uma questão de quantidade