Bob Marley
Trabalho realizado por: Diana Sousa
Jose correia
Diogo Costa
Introdução
Este trabalho será realizado no âmbito da disciplina de Área de Integração, O tema será a biografia e o contributo de alguém para a sociedade.
Nós escolhemos o Bob Marley, um cantor de reggae conhecido mundialmente, que já faleceu. No trabalho iremos aprofundar a história da sua vida e carreira, e abordar o contributo que este Rei do reggae deixou no mundo.
Biografia
Bob Marley, nasceu a 6 de Fevereiro de 1945, em Nine Mile, uma pequena localidade do Norte da Jamaica.
A sua mãe era uma jovem africana que vivia na Jamaica de nome Cedella Booker, o seu pai, Norval Marley era um capitão do exército britânico.
Com 5 anos, Robert e a sua mãe mudaram-se para Kingston, capital da Jamaica.
Era a cidade para onde se mudavam as famílias rurais se mudavam, com o fim de obterem melhores condições de vida, mas Bob e Cedella acabaram num bairro miserável.
Integrou-se na religião Rastafári, teve um papel importante como missionário rasta.
Defendia o usso da erva, ou maconha, como lhe chamavam, como finalidade espiritual, de comunhão.
Graças á religião que seguia, Robert Marley, conheceu Neville O’Riley (Bunny) e Peter Mcintosh, amigos com quem iniciou a carreira musical, formavam um grupo que se chamava The Wailers.
Inspirava-se na favela onde vivia, porque ajudava-o a retratar nas suas musicas os problemas sociais, apelava á paz e ao amor.
No ano de 1966 passou a maior parte do tempo nos Estados Unidos, a experimentar diferentes empregos, que o levaram a entender que a sua única vocação era a música.
Quando voltou, com 700 dolares abriu uma loja de discos e continuou a cantar com os seus amigos no grupo The Wailers.
O seu primeiro sucesso, que ainda hoje não está esquecido e se define como um grande clássico, foi a música “No Woman no Cry".
O artista era capaz de conciliar a vida rastafári numa mansão e também as suas amantes, debaixo do mesmo teto que a sua esposa, Rita