Futurismo
“O futurismo é um movimento artístico e literário, que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. Os primeiros futuristas europeus também exaltavam a guerra e a violência. O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas.” (Wikipédia).
Ainda no ano de 1909, surgiu seu primeiro manifesto, na França, com o tema “Les mots on liberté” (que siginifica “Liberdade com as palavras”), onde Marinetti disse: "o esplendor do mundo enriqueceu-se com uma nova beleza: a beleza da velocidade”. O principal tema desse período é a abundância de cores e teve como principais características:
* A consideração pelo design topográfico da época; * Exploração do lúdico e da linguagem vernácula; * A quebra da hierarquia da tipografia nacional ; * A predileção pelo uso de onomatopéias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objetos); * Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a ideia de velocidade;
Pintura Futurista
Foi fortemente marcada pelo cubismo e pela abstração, mas diferenciou-se destas pela espontaneidade, pelo uso de cores vivas para dar a ideia de dinâmica, deformação e não- materialização pelos quais passam os objetos e o espaço quando ocorre a ação. “Para os artistas do futurismo os objetos não se concluem no contorno aparente e os seus aspectos interpenetram-se continuamente a um só tempo”.
Fragmento "Fundação e manifesto do futurismo", 1908, publicado em 1909.
"Então, com o vulto coberto pela boa lama das fábricas - empaste de escórias metálicas, de suores inúteis, de fuliges celestes -, contundidos e enfaixados os braços, mas impávidos,