Meu negocio
Mas qual é a filosofia do empreendedor? Qual a sua base de atuação? Como pensa e vive o empreendedor?
"Empreendedorismo e pequenos negócios são conceitos frequentemente discutidos, mas a definição de cada um varia enormemente de um lugar para outro, de país para país, de autor para autor.
Nos últimos anos, tem havido espaço para uma multidão de especialistas no campo do empreendedorismo. Pode-se até mesmo dizer que existe hoje um ramo de pesquisa rotulado de "empreendedorismo", com seus próprios pensadores e estudiosos.
Os principais autores situam-se nos campos da economia e das ciências do comportamento, mas o assunto percorre muitas outras disciplinas. Existem definições de empreendedor que enfocam a ideia de liderança, de inovação, de promoção, de economicidade, de visão de mercado, de fixação de objetivos, de uso das oportunidades e muitas outras ideias.
Além de todo o compromisso que um negócio requer de seus proprietários, saber conviver com o risco e tirar proveito das oportunidades são, talvez, as características mais necessárias para a atividade empresarial, as que realmente definem o perfil do empreendedor. O que é de suma importância, pois o diferencia consideravelmente no universo empresarial.
O Brasil tem sido, por anos consecutivos, apontado como um país de vocação empreendedora. A Pesquisa GEM - Global Entrepreneurship Monitor - 2007 indica que 13 em cada 100 brasileiros adultos estão envolvidos com alguma atividade empreendedora. No entanto, este número sugere algo sombrio.
Dos 7,5 milhões de brasileiros que empreendem, 41,6% não o fazem voluntariamente após a identificação de uma verdadeira oportunidade de negócio, mas sim por necessidade. Considerando, portanto, o empreendedorismo por oportunidade, podemos definir empreendedorismo da seguinte maneira:
Empreendedorismo é o modo