Metálicos
Relatório de Materiais Metálicos
Roberto Andrade
Guilherme Tumelero
Guilherme Franzoi
Pedro Moraes
Porto Alegre, 7 de maio de 2012
1.Introdução
O intuito do relatório será demonstrar as etapas e processos da verificação das estruturas dos aços desde seu tratamento térmico até sua metalografia. Os aços a partir do ferro apresentam várias formas alotrópicas que determinam e variam bastante sendo eles hipoeutetóides ou hipereutetóides. Além disso, os aços podem alterar sua estrutura dependendo do tratamento térmico e resfriamento utilizado. Dureza, resistência, tenacidade entre outras, são propriedades que variam dependendo da composição de suas microestruturas. Sendo assim, nestes processos que serão realizados a seguir, será visto detalhadamente o porquê da sua formação.
Conteúdo
1.Introdução 2
2.Procedimento Experimental 4
2.1.Equipamentos utilizados 4
2.2.Método 4
2.3.Medições de dureza 6
2.4.Metalografias 6
3.Discussão dos resultados 9
2.Procedimento Experimental
2.1.Equipamentos utilizados
Máquina Cut off Telux A3-16A e 500V; Máquina Mesotom, com velocidade de corte 3400rpm;
Lixadeiras Rotativas: Struers – 220,320,400,600 (grão/polegada²); Alumina 4 – 1 micron; Fornos de aquecimento para têmpera e revenido (aproximadamente 800 e 400°c respectivamente); Microscópio para verificar metalografia; Máquina de dureza rockwell.
2.2.Método
No dia 12 de março de 2012 foi recebido uma amostra de aço desconhecida, com 15(mm) de diâmetro, que primeiramente foi cortada em uma Cut off em dois corpos de prova como pode ser observado logo abaixo (figura 1). Um dos corpos de prova foi guardado e o outro foi cortado novamente para o estudo da metalografia e da dureza.
Figura 1.
Após o estudo da metalografia, foi possível concluir que se tratava de um aço