metrologia
Metrologia, ciência que tem por objeto o estudo das unidades e medidas das magnitudes; define também as exigências técnicas dos métodos e instrumentos de medida. Uma vez definida a unidade de medida para certas magnitudes, chamadas fundamentais, pode-se definir as correspondentes a outras magnitudes, chamadas derivadas. Os principais sistemas de medida são o Sistema Internacional de unidades e o Sistema cegesimal, ou CGS.
Metrologia no Brasil, atividade que ganhou impulso no país a partir dos anos 60, quando o Brasil adotou oficialmente o Sistema Internacional de unidades e começou a modernizar suas práticas nessa área(Metrologia).
No período colonial, o Brasil adotou e empregou as unidades de medidas em uso em Portugal. Com a Independência, o país herdou as unidades de medidas da antiga metrópole. Mais tarde, o imperador D. Pedro II mandou que se adotasse oficialmente o sistema métrico decimal, conhecido na época como "sistema métrico francês", através da lei imperial nº 1.157 de 26 de junho de 1862, 13 anos antes da Convenção Internacional do Metro (1875).
Apesar de ter sido um dos primeiros países a aderir à orientação internacional, a adesão definitiva só ocorreu na XI Conferência Internacional de Pesos e Medidas de 1960, em Paris, quando foi retificado o Sistema Internacional de unidades (abreviado em todas as línguas como SI), na realidade uma ampliação do sistema métrico. Com a criação do Instituto de Pesos e Medidas, em 1961, foi possível ao Brasil adotar oficialmente o SI em 1967.
Em 11 de dezembro de 1973, foi criado o Instituto de Pesos e Medidas foi transformado no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), vinculado ao Ministério da Justiça, com a atribuição de executar a política nacional de metrologia legal, científica e industrial, de normalização industrial e de certificação de qualidade dos produtos industriais, de acordo com as normas definidas pelo Conselho Nacional de Metrologia,