AZIMUTE
NAVEGAÇÃO
Navegação é o termo que se emprega para designar qualquer movimento terrestre ou fluvial, diurno ou noturno.
► Não se dispondo de bússola, a navegação terá de ser feita como for possível. Se houver um guia, normalmente chamado
“mateiro”, conhecedor da região, não haverá maiores problemas; em caso contrário, a navegação será difícil.
► Quando se encontrar uma trilha aberta por ser humano, geralmente ela conduzirá a um lugar de salvação.
► Se a trilha for de animal - difícil de identificar por quem desconhece a região, mas provavelmente ela conduzirá a um local de água (bebedouro).
►
ASSUNTO 03 – ORIENTAÇÃO POR AZIMUTE
NAVEGAÇÃO
►
Se este bebedouro for um igarapé, poder-se-á segui-lo na direção da corrente, fato que deverá conduzir a um curso de água maior, e daí, por sua vez, a um local que permita a sinalização terra-ar ou onde haja habitante ribeirinho. Caso o curso de água desemboque em lagoa ou lago, do mesmo modo haverá melhores condições para a sinalização.
NAVEGAÇÃO TERRESTRE
EQUIPE DE NAVEGAÇÃO: Teoricamente uma equipe de navegação é composta de 04 homens:
01 – HOMEM PONTO: será aquele lançado à frente para servir de ponto de referência; portará um facão para abrir a picada e uma vara ou bastão descascado e, à noite, uma lanterna velada ou material fosforescente (cyalume);
02 – HOMEM BÚSSOLA: será o portador da bússola e deslocarse-á imediatamente à retaguarda do homem-ponto; deverá manter a bússola amarrada ao corpo para não perdê-la; quando não estiver sendo utilizada, deverá estar fechada.
NAVEGAÇÃO TERRESTRE
03 – HOMEM PASSO: será aquele que se deslocará atrás do homem-bússola, com a missão de contar os passos percorridos e transformá-los em metros. Para desempenhar esta função, deverá ter passo aferido com antecedência. É conveniente que todos os integrantes da equipe de navegação tenham o passo aferido e que realizem a contagem dos passos por ocasião dos deslocamentos. NAVEGAÇÃO TERRESTRE
04 –