Metrologia P1 - resumo
Parâmetros característicos de sistemas de medição: Intervalo de indicações, valor de uma divisão, incremento digital, resolução, erro sistemático, estabilidade, exatidão de um instrumento, precisão de um sistema de medição.
Resolução: Menor medida que o instrumento oferece. A resolução se dá pela menor diferença entre indicações de um dispositivo mostrador que pode ser significativamente percebida.
Interpolação: Quando interpola, a resolução cai pela metade. Apenas em sistemas analógicos. Não é obrigatória, mas é recomendada.
Exatidão (accuracy): A exatidão de uma medição relaciona o valor obtido na medição com o valor do mensurando. Assim, quanto menor o erro de medição, mais exata ela é.
Precisão de medição: Grau de concordância entre valores medidos obtidos por medições repetidas (mínimo 5x) no mesmo objeto. Está relacionada com o desvio padrão: quanto menor, mais preciso.
Sistema de medição: Conjunto completo de instrumentos de medição e outros equipamentos acoplados para executar uma medição específica. Os módulos funcionais são:
Sensor e/ou transdutor: Faz contato com a peça e transfere um sinal
Unidade de tratamento do sinal: Amplia e processa o sinal
Dispositivo mostrador: Torna o sinal perceptível
Exemplo: A régua e o paquímetro são instrumentos de medição e, ao mesmo tempo, sistemas de medição pois permitem medir por si só. O traçador de alturas, por sua vez, é apenas um instrumento de medição já que necessita de um suporte para o seu funcionamento.
Paquímetro: Instrumento de medição de precisão, provavelmente o mais usado na engenharia mecânica devido a facilidade de uso. Composto basicamente de uma régua graduada (escala fixa) sobre a qual movimenta-se um cursor (nônio). O paquímetro tem aplicação em medições diretas de dimensões internas, externas, de profundidade e de ressaltos. Como por exemplo a medição da altura ou do diâmetro de uma peça