Metricas e sistemas
Seiri (utilização) = separar o necesário do nesnecessário, eliminar do espaço de trabalho o que seja unitil;
Seiton (ordenação) = colocar cada coisa no seu devido lugar, organizando o espaço de trabalho de forma eficaz;
Seiso (limpeza) = limpar e cuidar do ambiente de trabalho, melhorando o nivel de limpeza;
Seiketsu (higiene) = tornar saudavel o ambiente de trabalho, prevenindo o aparecimento de supérfulos e a desordem, e
Shitsuke (autodisciplina) = rotinizar a padronizar a aplicação dos S anteriores, incentivando esforços de aprimoramento.
No Brasil, esse programa vem sendo desenvolvido há alguns anos nas organizações brasileiras que almejam competitividade e sobrevivência, aliadas a melhoria da qualidade de vida de seus profissionais, muitas empresas brasileiras vem desenvolvendo a prática do 5S com bons resultados como por exemplo: CEMAN, FORD, PETROBRAS, BRAHMA, CARAIBA METAIS, MARCOPOLO, AZALEIA, FIAT, SESI, etc. A responsabilidade pela gestão varia de acordo com cada empresa. (RIBEIRO, 1994)”
Com estudo nos dois casos foi possível notar que o mercado 1 utilizou de meios para que seus funcionários não esquecessem da implementação como reuniões diárias e breves , notificações , avaliações , dia especifico para implantação com atividades de descarte de materiais e objetos desnecessários , deixou pratica livre em todas as áreas da empresa por um período de seis meses , onde os funcionários tiveram assessoria dos facilitadores de área, mas sem avaliação , vários ampliações preparações e motivação com premiações para o funcionário utilizar do sistema no