METOTOLOGIA DO DIREITO
Qual a contraposição existente entre o pensamento jus naturalista e jus positivista na tragédia grega?
R) O jus naturalismo defende que o direito é independente da vontade humana, ele existe antes mesmo do homem e é acima das leis do homem, o direito é algo natural e tem como pressupostos os valores do ser humano e busca sempre um ideal de justiça, o direito natural é universal, imutável e inviolável, o jus positivismo acredita que só pode haver o direito e consequentemente á justiça através das normas positivadas, normas emanadas pelo Estado com poder coercivo, normas escritas criadas pelo homem por intermédio do estado ( direito positivo) que impõe a coletividade e que deve está adaptado aos princípios do direito natural, na tragédia grega a obediência á lei humana é contraposta a lei natural, não há se quer que se considere a lei humana.
Qual a relevância do dialogo para a formação do Direito?
R) na filosofia da baixa idade média destaca-se a obra de São Tomas de Aquino, ¨Suma Teológica¨, em que nega a possibilidade de considerar-se lei o que não for justo. ¨A lei que não é justa não parece que seja lei: Por tanto, a força da lei depende do nível de justiça. Toda lei humana terá caráter de lei na medida em que derive da lei da natureza; e afastando-se em um ponto da lei natural, já não será lei, senão a corrupção da lei, o direito e justiça possui uma natureza variável, cultural e histórica é preciso encontra no dia a dia um conceito de justiça.
A Antígona acreditava que a obediência ao dever familiar–religioso atemporal, segundo o qual toda família tinha o dever de enterrar piedosamente os parentes, fora erigida ao patamar de norma social, ou seja um direito individual dela [08]. Imbuída desta crença, Antígona tenta demonstrar bravamente a transcendência do direito individual dela ao poder efêmero de um Rei.
Leia mais: http://jus.com.br/artigos/9440/antigona#ixzz2eseHsfEQ
ANTIGONA
A contraposição fica evidente na peça quando relata o