metologia psicologia social
A metodologia do trabalho comunitário social ela é alternativa para ser utilizada, visando produzir conhecimentos e formar intelectuais comprometedores com os interesses da classe dominada. A produção de conhecimento é um instrumento de luta, e a socialização das pessoas a força da socialização na construção das pessoas. E a produção de conhecimento e formação de lideres é a troca de saberes e experiências, compromisso, ação comum e relação dialética entre agentes externos e população.
A comunidade foi muito menos colonizada pela ciência e pelo direito do que o mercado e o Estado. No inicio da comunidade ela não apenas sobreviveu à especialização cientifica e jurídica como também duas de suas dimensões mais importantes resistiram à colonização pela ciência moderna: o principio da participação e o principio da solidariedade.
O termo comunidade tem vários sentidos e diferentes concepções por parte das instituições e das sociedades científico-acadêmicas e até no meio popular, esse termo é muito amplo. Comunidade pode ser definida como um agrupamento de pessoas que vivem em uma determinada área geográfica ou território (rural ou urbano) cujos membros têm alguma atividade, interesse, objetivo ou função em comum, com ou sem consciência de pertencimento e de forma plural, com múltiplas concepções ideológicas, culturais, religiosas, étnicas e econômicas.
O líder de um grupo tem como objetivo de evitar dor, dar segurança a os integrantes do agrupamento por meio de bondade ou severidade extrema, ele é como a figura de um “pai”, ele deixa de ser um símbolo da lei e se torna presente, concreto e real. É uma pratica absoluta, encarregada