metodos
Este trabalho tem como objetivo principal demonstrar às principais estruturas de mercado vigente no Rio Grande do Sul, analise detalhado da estrutura oligopólio na formação de grandes empresas do setor supermercadista, também estuda utilização dos métodos quantitativos como Medidas de Tendência Central, Dispersão, Amostragem Probabilística, índices e Deflação de Dados, onde será explicado a utilização de cada técnica citada no auxilio do gestor empresarial, também será estudado sobre a tendência do capitalismo em sua fase atual.
2- MICROECONOMIA E MACROECOMIA
2.1 MODELO DE ESTRUTURA –CONDUTA-DESEMPENHO
A Estrutura-Conduta-Desempenho, tem como objetivo organizar a industria conseguindo determinar o desempenho das empresas a partir de uma análise da estrutura de mercado, bem como da conduta adotada pelas firmas inseridas nessa estrutura. Em outras palavras, o que determina a atuação das firmas é a estrutura de mercado e a conduta praticada pelas firmas inseridas nesse mercado.
Simões (2006) define estrutura de mercado como o conjunto de características existentes que determinam as relações entre compradores e vendedores, tanto os já estabelecidos com os potenciais. Assim, os agentes que constituem a estrutura são, tanto os que já estão presentes de alguma forma, quanto aqueles desejosos de entrar no mercado.
Outra característica relevante da estrutura é o grau de concentração dos compradores. Assim como os vendedores, os compradores de uma determinada indústria também podem organizar-se que os beneficiem. O grau de diferenciação dos produtos também é um dos fatores que influencia na estrutura de mercado. outro fator que caracteriza a estrutura é a condição.
2.1.1 ESTRUTURA DO MERCADO
É importante definir que as principais estruturas de mercado são consideradas pela teoria econômica. Entretanto, para o estudo do oligopólio, que mais interessa ao trabalho, as explanações serão mais detalhadas. Essa escolha deve-se à hipótese