metodos
No mercado em que a concorrência cresce a cada dia, o profissional contábil precisa estar sempre se reciclando, atualizando os conhecimentos e melhorando suas aptidões pessoais. Antes de ingressar no mercado, o profissional passa por todo um processo educacional. Anos dentro de uma faculdade no intuito de obter conhecimentos técnicos, desenvolver uma personalidade adequada com a profissão escolhida, descobrir qual papel ele quer desempenhar, entre outros fatores. Na busca do profissionalismo, a instituição de ensino superior tem parcela de grande responsabilidade. É no decorrer dos anos letivos que o aluno tem a oportunidade de se preparar, acertar, errar e aprender com os erros. Os professores têm o papel de transmitir conhecimento e auxilia-los na formação profissional, abordando todo tipo de assunto necessário para agregar valores aos futuros profissionais. É preciso que as instituições tenham a preocupação em oferecer sempre o melhor, pois alunos mal formados resultam em profissionais desqualificados, consequentemente desvalorização da profissão perante o mercado.
Esse artigo vem expor como a formação acadêmica de um contador é importante. No desenvolvimento do artigo serão abordados assuntos como o perfil do contador, a importância de estudar e trabalhar ao mesmo tempo, a responsabilidade das instituições na formação de um profissional, as dificuldades enfrentadas pelas instituições, as reformulações de grades curriculares dos cursos superiores, a importância do incentivo à pesquisa, entre outros.
BIBLIOGRAFIA ROMANOWSKY, Luiz Roberto. Um estudo dos procedimentos metodológicos de ensino utilizados nos cursos de Ciências Contábeis. Revista Brasileira de Contabilidade. Brasília, Conselho Federal de Contabilidade. A. XXXI, nº 137 set./out. 2002, p. 83-97. COSENZA, José Paulo. Perspectivas para a profissão contábil num mundo globalizado – “Um estudo a