Metodos
CEDDU
METODOS CONTRACEPTIVOS
CACIMBINHAS, NOVEMBRO DE 2013
KAROLINE PINHEIRO CESAR
ENFERMAGEM TURMA III
TRABALHO REALIZADO PARA O CENTRO EDUCACIONAL PROF° DARCY DUARTE DE AMORIM, SOLICITADO PELA PROFESSORA MAISE BARBOSA PARA FINS AVALIATIVOS.
Métodos Contraceptivos
Os métodos contraceptivos são utilizados por pessoas que têm vida sexual ativa e querem evitar uma gravidez. Os métodos contraceptivos são classificados em cinco grupos dentre os métodos contraceptivos há os que são reversíveis e os que são irreversíveis. Os métodos reversíveis, também chamados de temporários, são aqueles que ao deixarem de ser utilizados, permitirão uma gravidez. Os métodos irreversíveis, também conhecidos como definitivos, são aqueles que exigem uma intervenção cirúrgica, como vasectomia, para os homens; e laqueadura tubária, para as mulheres. Além disso, eles também protegem de doenças sexualmente transmissíveis (DST). Os demais métodos são eles: métodos de barreira, métodos comportamentais, dispositivos intrauterinos, contracepção hormonal e contracepção cirúrgica.
A Contracepção cirúrgica É o único método de contracepção definitiva. A esterilização feminina consiste na ligadura tubária, ou laqueadura. A masculina é a vasectomia. A vasectomia é um procedimento ambulatorial, é feita sob anestesia local e não causa nenhum tipo de disfunção sexual (como impotência). Esses métodos são de alta eficácia, mas suas indicações são bastante específicas são eles vasectomia e laqueadura.
Os Métodos comportamentais são métodos que se baseiam na observação das características do ciclo menstrual, com abstinência sexual durante alguns períodos. Apresentam baixa eficácia, alteram o comportamento do casal, dependem de motivação e aprendizado e não protegem contra doenças sexualmente transmissíveis/AIDS, dentre eles estão: Tabelinha a famosa