Metodos para Investigaçao empirica
Greenwood
Métodos de investigação empírica em Sociologia
A estruturação da Sociologia como disciplina científica, e não já como simples reflexão ensaistica sobre factos sociais mal conhecidos, tem obrigado os sociólogos a um grande esforço de elaboração de métodos próprios e rigorosos. Mas há que distinguir entre métodos teor éticos e métodos empíricos., É destes últimos que o presente artigo tenta dar uma visão de conjunto.
I. INTRODUÇÃO
Durante o último quarto de século, a Sociologia tem progredido muito no caminho da conversão em Ciência empírica. A teorização converteu-se numa actividade disciplinada, confinada em áreas restritas da vida social e sujeita repetidamente à prova do confronto com os factos.
A maior responsabilidade do novo impulso dado a esta tendência cabe ao desenvolvimento de um certo número de métodos empíricos de investigação, que alguns sociólogos efectuaram. Tais métodos já anteriormente existiam sob forma embrionária; mas só recentemente e em consequência de uma ampla aplicação, foram adequadamente sistematizados. Os neófitos em Socíologia, que presentemente fazem a sua preparação científica, são neles correnN. da R. — Tradução do artigo «Los Métodos de Investigación Empírica en Sociologia», publicado na Revista Mexicana de Sociologia, vol. XXV,
n.° 2, de Maio-Agosto 1963, pp. 541-574. O Autor é professor na Escola de
Bem-Estar Social da Universidade de Berkeley, Califórnia, E. U. A.
818
temente treinados, por forma a adquirirem familiaridade com todos eles e a ficarem habilitados a aplicar pelo menos um. Esta circunstância representa uma grande alteração relativamente à formação sociológica no passado e exerce profunda influência sobre os modos de pensar dos sociólogos mais jovens, os quais, como resultado, revelam uma muito mais disciplinada capacidade de teorização.
A finalidade deste artigo consiste em descrever os métodos de investigação empírica frequentemente adoptados em Sociologia,
bem