Metodos java
Os métodos definem as ações a serem tomadas em diversos momentos da execução de um programa. Outras linguagens como C++, Pascal ou Delphi os métodos correspondem as funções, procedimentos, ou subrotinas. Em termos simples, os métodos é que realizam todas as tarefas para as quais o programa foi escrito, por exemplo, realizar cálculos, resumir informações, produzir relatórios e etc.
É um trecho de código que permite ser chamado com apenas um comando. Com o seu uso, este chamado poderá ser colocado em diferentes locais do código. Isso torna o programa mais legível e fácil de ser modificado, pois se uma função tiver que ser feita será por uma única vez e todo o sistema se adaptará. Alguns métodos já foram estudados, por exemplo: entrada.nextInt(); entrada.nextDouble(); System.out.println().
Estrutura básica: nome_do_método();
Ou seja, dizemos o nome do método a qual queremos chamar e inserimos os caracteres de abre e fecha parênteses. Neste caso, como não existe nada entre parênteses, dizemos que não estamos passando variável nenhuma para o método que chamamos.
Declarando Métodos
A declaração mais simples que podemos fazer de um método (lembrando que isso deve ser feito dentro de uma classe) é a seguinte:
Public static void [nome do método] () { [corpo do método]
}
No qual: [nome do método] é um identificador que define o nome pelo qual o método é conhecido, e [corpo do método] consiste de uma lista ordenada de declaração de variáveis, de expressões e de comandos. A primeira palavra-chave, void, define o valor retornado pelo método, neste caso, nenhum. Podemos usar qualquer tipo de dado válido como valor de retorno de um método. Nesse caso, ao terminar, o método seria obrigado a devolver um dado do tipo especificado.
Exercícios:
1. Desenvolva uma função que exibe o seu nome. Coloque-as várias vezes no programa.
public class Funcao01 { public static void main (String[] args) {