metodos de secagem
Secador por Refrigeração
O método de desumidificação do ar comprimido por refrigeração consiste em submeter o ar a uma temperatura suficientemente baixa, a fim de que a quantidade de água existente seja retirada em grande parte e não prejudique de modo algum o funcionamento dos equipamentos, porque como mencionamos anteriormente, a capacidade do ar de reter humidade diminui com a temperatura.
Para além de remover a água, o processo provoca, no compartimento de arrefecimento, uma emulsão com o óleo lubrificante do compressor, auxiliando na remoção de certa quantidade.
O método de secagem por refrigeração é bastante simples:
1) O ar comprimido entra, inicialmente, num pré-arrefecedor (permutador de calor), sofrendo uma queda de temperatura causada pelo ar que sai do arrefecedor principal.
2) No arrefecedor principal o ar é arrefecido ainda mais, pois está em contacto com um circuito de refrigeração.
3) Durante esta fase, a humidade presente no ar comprimido forma pequenas gotas de água percipitam, formado condensados que são eliminados pelo separador, onde a água depositada é evacuada através de uma drenagem para a atmosfera.
4) A temperatura do ar comprimido é mantida entre 0,65 e 3,2°C no arrefecedor principal, através de um termóstato que actua sobre o compressor de refrigeração.
5) O ar comprimido seco volta novamente ao permutador de calor inicial, causando o pré-arrefecimento no ar húmido da entrada e retirando parte do calor deste ar. O calor adquirido serve para recuperar a sua energia e evitar o arrefecimento por expansão, que ocasionaria a formação de gelo caso fosse lançado à temperatura ambiente na rede de distribuição, devido à alta velocidade do ar comprimido.
Vejamos agora o funcionamento de um Secador por Refrigeração, que é divididos em 2 circuitos: o circuito de ar, e o circuito de refrigeração. Circuito de ar
O ar comprimido de entrada (A) é pré-arrefecido no permutador de calor ar/ar (B) e, em