RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA METODO SECAGEM COM ÁLCOOL
INTRODUÇÃO
Os solos são constituídos de um conjunto de partículas com água (ou outros líquidos) e ar nos espaços intermediários. As partículas de maneira geral podem deslocar-se entre si. Em alguns casos podem ocorrer pequenas cimentações, mas de grau extremamente baixo, quando comparada aos cristais de rochas e de concreto. O teor umidade do solo é bastante dinâmico, e se modifica constantemente, em resposta às forças de movimento da água criadas pela percolação, evaporação, irrigação, chuva, temperatura e absorção pelas plantas. Um método utilizado para secagem da areia é o método pela queima do álcool, para determinação da umidade é pelo emprego de álcool etílico, onde o mesmo é adicionado à amostra com a posterior queima.
OBJETIVO
O presente relatório tem por objetivo descrever as atividades desenvolvidas no Laboratório da Faculdade Araguaia, supervisionado pelo professor Rodrigo, realizado para fins acadêmicos para determinar a umidade do agregado miúdo pelo método da estufa e secagem com álcool.
MATERIAL UTILIZADO
Balança de 1 kg de capacidade e com sensibilidade de 1g.
Bandeja galvanizada 60X50X6.
Brita.
Pá manual.
Estufa.
Areia.
Pá manual.
Colher de pedreiro.
METODOLOGIA
1. Amostra: Tarar a balança com o peso da bandeja, em seguida colocar os 500gr de areia, logo após acrescentar os 200 ml de álcool, atear fogo e esperar até que o fogo apague logo em seguida da queima pesamos a bandeja com a areia para obter o peso da areia sem umidade.
2. Amostra: Tarar a balança com o peso da bandeja, em seguida colocar 500gr, após levar a areia para estufa e manter por 24 horas, pesar a areia novamente pra obter um novo peso, devido à perda de umidade.
3. Amostra: Tarar a balança com o peso da bandeja, colocar 500gr de brita