Metodos de custeio por absorção e custeio direto
1. Métodos de Custeio Método de custeio é o método usado para a apropriação de custos.
Vamos estudar três métodos de custeio: o Custeio por Absorção, o Custeio Variável ou Direto e o Custeio ABC. Estes métodos podem ser usados com qualquer Sistema de Acumulação de Custos. A diferença básica entre os métodos de custeio está no tratamento dos custos fixos.
1.1. Custeio por Absorção
Custeio por absorção é um método de custeio, segundo o qual os produtos fabricados absorvem parcela de todos os custos incorridos no processo de fabricação; todos os Custos de Produção são apropriados aos produtos. Os custos de produção podem ser apropriados diretamente aos produtos como é o caso do Material Direto e Mão-de-obra Direta, ou indiretamente como é o caso dos Custos Indiretos de Fabricação. Através deste conceito verifica-se que comporão os custos dos produtos tanto os custos diretamente vinculados aos produtos, como os custos indiretos de fabricação; tanto os custos variáveis (que só existem quando cada unidade é fabricada) quanto os custos fixos (que independem da fabricação das unidades, estando relacionados com a criação das condições de se produzir). A legislação brasileira obriga que as empresas adotem o método de custeio por absorção para a valorização dos estoques e apuração de resultado do exercício (lei 6404/76, decreto-lei 1598/77). Esse método de Custeio é derivado da aplicação dos Princípios Contábeis geralmente aceitos, pois está de acordo com o Regime de Competência e a confrontação de Receitas e Despesas, ou seja, é considerado como despesa do período apenas o Custo de Produção referente aos produtos que foram vendidos no período.
APURAÇÃO DOS CUSTOS DOS PRODUTOS VENDIDOS Segundo o método de custo por absorção, a apuração dos Custos dos Produtos Vendidos é realizada conforme segue:
+ Estoque inicial de materiais diretos
+ Compras (líquidas) de materiais diretos
- Estoque Final