Contabilidade gerencial
Objetivo da Contabilidade Gerencial
No ambiente empresarial existem informações contábeis, sejam qualitativas ou quantitativas, que auxiliam os usuários a tomarem decisões. Trata-se dos Sistemas de Informações Gerenciais.
Exige-se do profissional responsável pelo Sistema de Informações Gerenciais, chamado contador gerencial, além de conhecimentos contábeis, conhecimentos de outras áreas, como a economia, administração, língua estrangeira, direito, ter habilidade em técnicas de negociação, liderança, entender e analisar cenários econômicos, etc.
As organizações estão inseridas em um ambiente que vive transformações em grande velocidade e a capacidade de adaptação aos novos ambientes é uma necessidade para sua manutenção e sobrevivência. Essas transformações decorrem principalmente do desenvolvimento das economias globalizadas e consequentemente das inovações tecnológicas, logística, ascensão dos mais diversos setores, etc.
No Brasil a abertura econômica ocorreu no início dos anos 1990, propiciando à população o acesso a bens e serviços tecnologicamente superiores. Além disso, obteve-se o controle da inflação, a estabilização cambial, a captação de investimentos externos, etc.
Ainda falta ao país uma reforma em sua estrutura tributária, modernização da legislação trabalhista, maior investimento em infraestrutura tributária, práticas de taxas de juros nos níveis cobrados pelos países desenvolvidos.
Assim, a Contabilidade Gerencial, sendo uma área de conhecimento cuja evolução acompanha as necessidades informacionais dos gestores das empresas, tem como objetivo servir de instrumento para coordenar, organizar e publicar as informações auxiliando nas tomadas de decisões.
Objetivo das Organizações
A clareza desses objetivos é de suma importância para a organização porque nortearão os esforços que serão despendidos para alcançá-los.
Observemos dois tipos de entidades econômicas:
Organizações sem fins lucrativos : seu objetivo é