METODOS DE CUSTEIO DE PRODUTOS
Gestão de custo
28/04/2010
Resumo
Este artigo faz uma análise comparativa entre as teorias de custeio abordadas em sala de aula de uma instituição de ensino superior de Anúpolis-Go e o uso pratico delas pelas indústrias do distrito agro industrial de Anápolis-DAIA. Para tanto, primeiro, discorre-se sobre as principais métodos e/ou técnicas abordadas pelas instituições de ensino são conhecidos e utilizados pelas empresas.Por fim,conclui-se que a maior parte daquilo que a instituição de ensino ministra em sala de aula é conhecido e aplicado nas industrias. Palavras-chave: Contabilidade de custos; sistema de custos; custos.
INTRODUÇAO
No cenário globalizado em que se encontra o mercado atual.os sistemas de custeio das organizações são atualmente ferramentas importantes.A gestão de empresas no mercado competitivo tem se constituído na principal preocupação de empresários e empreendedores.
Contudo, apesar dos modismos de gestão vigentes, não se observam em larga escala, mecanismos capazes de garantir a eficiência e a eficácia operacional produtiva,uma vez que as ferramentas usuais de gestão,principalmente relacionadas ao levantamento e acompanhamento de custos, encontrão defasadas em relação as inovações tecnológicas de produções,facilmente percebidas no cotidiano das empresas industriais.
Assim o objetivo principal dessa pesquisa foi verificar se os métodos e ou teorias estudadas pelos alunos de administração de uma instituição de ensino de Anápolis-Goias são conhecidos e utilizados pelas indústrias sediadas no distrito agroindustrial de Anápolis-Goias (DAIA),para tanto os principais e/ou teorizações de plano de ensino são abordados a seguir.
2 CONTABILIDADE DE CUSTOS
A contabilidade de custos surgiu com o aparecimento das empresas industriais (revolução industrial).Tendo por objetivo calcular os custos dos produtos fabricados.Assim surgia um novo instrumento para acrescentar