metodos de conservacao
O SOLAR
Podemos considerar que o solar da raça brava toda a região de Santarém a Alcochete, vasta região do Vale do Tejo, desde Vale Figueira.
PASSADO
Esta raça fixou-se numa região que, de acordo com as características rústicas que lhe são inerentes aliava a extensão de floresta (zona de charnecas), a proximidade de água leva a ter pastagens abundantes.
PRESENTE
No presente remoto, quando se inicia um desbravamento das terras, consequente ao aumento populacional e fixação demográfica, houve necessidade de recorrer a animais para trabalhar as terras que mais tarde vão ser substituídas pelas máquinas que nesta altura começa a aparecer o gosto pela bravura dos animais e as exibições esporadicamente e rapidamente se transformam em touradas.
PERSPECTIVAS FUTURAS
A instalação desta raça exige terreno adequado em qualidade e extensão pois porque esta raça pressupõe um adestramento muscular inerente. Sem esse adestramento o animal deixará a desejar em aptidão a bravura, ressentindo-se o coração e o sistema circulatório: o alvéolo pulmonar acusará um ritmo mínimo de trabalho nas trocas gasosas.
CARACTERIZAÇÃO SINTESE DA RAÇA
Os bovinos da raça Brava pertencem a uma arcaica variedade zoológica. Em quase todo o mundo excepção da Península Ibérica, sul de França, México e alguns países da América do Sul. O bovino Bravo é um animal completo, de valiosa aptidão psicofísica com atributos bio temperamentais.
GRAU DE DEPENDÊNCIA DE TRABALHO
Como a raça, impõe propriedades vedadas e compartimentadas a mão-de-obra é reduzida, (duas ou três pessoas fixas), e resume-se à vigilância do desmame, e todos os assuntos relacionados com o maneio da exploração.
Pedro Fonseca Turma 54 Nº17, João Figueira Nº 13 e João Rodrigues Nº 12
13-01-2014