Métodos de conservação dos alimentos
Embalagem e Conservação dos Alimentos
Docente: Maria Leonor Nunes
Discentes: Andreia Almeida (21206167) Andreia Rosa (21003270) João Luzio (21002732) Rita Soares (21200812) Samuel Antunes (21104180)
Lisboa, 4 de Outubro de 2012
MÉTODOS DE CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS
Existem vários métodos de conservação dos alimentos: os métodos físicos, químicos e biológicos. Nos métodos de ordem física são ultilizadas as seguintes operações: Ação mecânica; Cristalização; Desidratação; Destilação; Emulsificação; Evaporação; Fluxo de fluidos e Transmissão de Calor e Frio. Já nos de ordem química usa-se o Emprego de aditivos; a Extração (por solvente); o Emprego de substâncias coadjuvantes (fermentos, catalisadores, gases, entre outros) e Reguladores de pH. No entanto, na ordem dos métodos biológicos têm-se a Ação Microbiana e a Ação Enzimática. Todos estes métodos têm como objetivo inibir, retardar ou até mesmo eliminar o desenvolvimento de microrganismos e enzimas prejudiciais presentes nos alimentos.
MÉTODOS FÍSICOS a) Desidratação A desidratação de um alimento (sólido ou líquido), é a operação de remoção de água, ou de qualquer outro líquido na forma de vapor, para uma fase gasosa insaturada através de um mecanismo de vaporização térmica, numa temperatura inferior à de ebulição. Esta desidratação é realizada através de calor produzido artificialmente em condições de temperatura, humidade e corrente de ar devidamente controladas. O ar é o meio de desidratação mais usado nos alimentos que conduz calor ao alimento, provocando evaporação da água.
b) Evaporação A evaporação é a operação unitária que tem por objetivo a concentração de uma solução, pela retirada de solvente, fazendo a solução entrar em ebulição. A vaporização da água no equipamento dá-se pelo contato entre o ar e a água, sendo o ar mais frio do que a água que é admitida, havendo assim a transferência de água da fase líquida para a fase gasosa, ocorrendo, portanto a