metodos de barreira
DE
BARREIRA
Luiza Rua
Vando Silva
Estér Araújo
Rafael Rangel
Professora Tanit Vasques
Índice
Definição de Método de barreira ...................................... 01
Preservativo masculino ..................................................... 01
Preservativo feminino ....................................................... 06
Diafragma ......................................................................... 10
Geleia espermaticida ......................................................... 17
MÉTODOS DE BARREIRA
São métodos que colocam obstáculos mecânicos ou químicos à penetração dos espermatozóides no canal cervical. Os métodos de barreira disponíveis em nosso meio são: preservativos (camisinhas), masculinos e femininos; diafragma; e os espermaticidas químicos.
PRESERVATIVO MASCULINO
Consiste em um envoltório de látex que recobre o pênis durante o ato sexual e retém o esperma por ocasião da ejaculação impedindo o contato com a vagina, assim como impede que os microorganismos da vagina entrem em contato com o pênis ou vice-versa. É um método que, além de evitar a gravidez, reduz o risco de transmissão do HIV e de outros agentes sexualmente transmissíveis.
A taxa de falha deste método, no primeiro ano de uso, varia de 3%, quando usados, corretamente em todas as relações sexuais, a 14%, quando avaliado o uso habitual. Sua segurança depende de armazenamento adequado, da técnica de uso e da utilização em todas as relações sexuais.
PRAZO DE VALIDADE: De três a cinco anos, variando de acordo com o fabricante.
TÉCNICA DE USO – INSTRUÇÕES AOS USUÁRIOS
Deve ser colocado antes da penetração, após obtida a ereção peniana. O receptáculo existente na extremidade do preservativo deve ser apertado durante a colocação, retirando todo o