Metodos de Analise Postural
4.8 O método OWAS
De acordo com GOMES (1999), foi desenvolvido na Finlândia um sistema para analisar posturas de trabalho na indústria de aço, pela OVAKO OY em conjunto com o Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional, o método OWAS - OVAKO Working
Posture Analysing System, KARHU et al. (1977) e Finnish Institute of Occupational
Health (1992). Segundo a autora o método tem como preocupação principal a identificação e avaliação de posturas de trabalho. No desenvolvimento do método a atividade é subdividida para análise das posturas, quando então, é feita uma categorização das posturas de trabalho. Na análise das atividades, as de levantamento manual de cargas são identificadas e categorizadas com um peso maior em termos de sacrifício imposto ao trabalhador. Apesar de não ser a preocupação principal do método, o levantamento manual de cargas também é tratado.
Segundo GOMES (1994), o Sistema OVAKO de Análise de Posturas OWAS foi planejado visando os critérios:
a) Simplicidade para poder ser usado por pessoal sem treinamento em
Ergonomia;
b) simplificação sem respostas ambíguas;
c) possibilidades para corrigir o enfoque ergonômico simplificando e de continuidade com incorporação às tarefas de rotina existentes.
O método OWAS tem duas preocupações principias: a maneira mais factível de analisar posturas de trabalho e como identificar e classificar as más posturas. A análise das posturas pode ser resolvida através da observação das características de uma situação de trabalho, fotografias e vídeo. O problema de identificar e classificar más posturas é mais complexo - são poucos os estudos epidemiológicos na literatura científica, a respeito dos efeitos negativos da má postura. Em geral o estudo de postura não é feito isoladamente, mas sempre agregado ao trabalho físico pesado.
139
Já LONG (1993) apud DINIZ (1999), diz que o OWAS permite que os dados posturais sejam analisados de dois modos:
1) para examinar a posturas combinadas das