Metodos da ciência
Algumas vezes estes modelos falham quando ampliados (extrapolados). Extrapolação é o processo de estender um modelo ou lei além de seus limites de aplicabilidade. Ocasionalmente a extrapolação de uma lei ou modelo para novas situações efetivamente funciona mas às vezes falha miseravelmente. Isso nos diz que seria melhor testar rigorosamente cada modelo em relação a sua validade, em todas as situações possíveis, sendo que estes testes devem ser capazes de expor qualquer falha no modelo. Isto é, eles devem ser capazes de demonstrar que o modelo não é completamente verdadeiro.
Mesmo em modelos aprovados em tais testes devemos garantir apenas aceitação “provisória”. No futuro pessoas mais inteligentes com técnicas de medida mais sofisticadas e estruturas conceituais científicas mais avançadas podem expor as deficiências do modelo que não notamos.
Quando verifica-se que os modelos são incompletos ou deficientes freqüentemente os consertamos refinando os detalhes do modelo até que funcione. Mas quando progressos rápidos em observações experimentais ocorrem um modelo pode se encontrar tão seriamente inadequado para adaptar-se ao novos dados que podemos descartar uma grande parte dele e começar novamente com um novo modelo. Relatividade e Mecânica Quântica são exemplos disso.Estas situações são com freqüência chamadas “revoluções científicas”.
Quando tais revoluções ocorrem e modelos velhos são substituídos por novos isso não significa que os velhos estavam “errados”. Eles