Ciencia e Metodo
A questao do metodo cientifio esta no desejo do homem ter procedimentos e caminhos seguros para alcançar ou produzir um conhecimento verdadeiro e de ter critérios que garantam a possibilidade de distinguir entre o o conhecimento verdadeiro e falso.
No final do século XX as ideias de Einstein e Popper revolucionaram a concepção de ciência e de método cientifico. O dogmatismo religioso foi perdendo espaço para a atitude critica. Eles desmistificaram a concepção que método cientifico éum procedimento regulado por normas rígidas que prescrevem os passos que o investigador deve sguir para produção do conhecimento.
Pppper afirma que não existe o método cientifico, entao porque analisa-lo? O que não existe no método cientifico é um código pratico para um comportamento cientifico, como afimava Medawar. Não existe um modelo com normasprontas, definitivas, pois a investigação deve orientar -se de acordo com as características do problema a ser Investigado e das hipóteses formuladas.
A ciência e seus procedimentos são encarados de são encarados como um processo histórico e como um sistema aberto, sujeito a mudanças drásticas atreladas a cultura de cada época e a área do problema a ser investigado.
É nesse sentido que se deve compreender que Método cientifico como descrição e a discussão de quais critérios básicos são utilizados no processo de investigação cientifica.
O método cientifico hipotético-dedutivo
A proposta de Método Hipotético-Dedutivo coube a Popper, que o define um método que procura uma solução, através de tentativas (conjecturas, hipóteses, teorias) e eliminação de erros.
Esse método pode ser chamado de “método de tentativas e eliminação de erros”. Este esquema denominado Hipotético-Dedutivo é admitido, pela maioria, como logicamente válido e tem o grande mérito de simplificar muitos aspectos do método científico. Portanto, a base da metodologia científica se assenta em reunir observações e hipóteses