Produção empurrada e puxada
AULA 01
A disciplina Formação e Prática Pedagógica I, você teve a oportunidade de entrar em contato com o campo mais amplo da Didática, de maneira que, nesta aula, vamos retomar apenas alguns pontos importantes a respeito dessa disciplina com um duplo objetivo: relembrar princípios, evolução e importância dela para a formação e atuação do professor; apresentar alguns elementos que contribuam para e ao mesmo tempo, diferenciá-la da Didática Específica que vamos estudar nas demais aulas deste componente curricular e mostrar a relação que se estabelece entre ambas.
1.1 Abrindo o Diálogo: As Grandes Áreas da Formação do Professor em Foco
Entretanto, antes de iniciar a discussão dessa temática, apresentamos o relato de uma situação, de autoria anônima, para que você possa refletir um pouco a respeito da necessidade de a educação – seja ela desenvolvida no espaço escolar ou em outros de natureza educativa – se mostre sintonizada com a realidade social na qual acontece. Leia-o com bastante atenção, pois vamos retornar a ele, em seguida.
A volta de um personagem do século XVIII ao Brasil (ficção)
Em pleno século XXI, o senhor Teixeira, um grande professor do século XVIII, voltou ao Brasil e, chegando a sua cidade, ficou abismado com o que viu: as casas eram altíssimas e cheias de janelas, as ruas eram pretas e passavam umas sobre as outras, com uma infinidade de máquinas andando em velocidade.
O povo falava muitas palavras que o professor Teixeira não conhecia (poluição, telefone, avião, metrô, televisão). As roupas deixavam o professor Teixeira ruborizado. Tudo havia mudado.
Muito surpreso e preocupado, o professor visitou a cidade inteira e, cada vez menos, compreendia o que estava acontecendo. Resolveu, então, visitar uma Igreja, mas que susto levou. O padre rezava a missa, não em latim, mas em português e de costas para o altar. O órgão estava parado e um grupo de cabeludos tocava nas guitarras uma música estranha, em vez de canto