Metodos Contraceptivos
Ciências Naturais – 9º Ano
Preservativo
Preservativo masculino
O preservativo masculino é constituído por um invólucro de látex (borracha fina) pré-lubrificado ou em poliuretano ultrafino que vem enrolado e funciona como uma barreira física que impede os fluidos genitais de entrarem em contacto com a vagina, o ânus ou a boca, evitando assim uma gravidez ou a transmissão de infecções.O preservativo deve ser colocado no pénis erecto antes de qualquer contacto genital, isto porque, mesmo antes da ejaculação, existe a produção do líquido pré-ejaculatório (que pode já conter espermatozóides). É um bom método contraceptivo eficaz, prático e seguro.
http://osenhortedeapaz.blogspot.com/2011/06/preservativo-nao-e-totalmente-seguro.html
Preservativo feminino
O preservativo feminino é um método contraceptivo que foi criado para ser colocado no interior da vagina. É um método de barreira eficaz que evita a entrada dos espermatozóides e de agentes infecciosos na vagina.
Este preservativo não está actualmente à venda nas farmácias, embora se estejam a realizar esforços nesse sentido, contudo, existe nos centros de saúde ou em algumas associações.Qualquer tipo de prática sexual não protegida constitui um risco de contágio de infecções sexualmente transmissíveis quando uma das pessoas está infectada (e, às vezes, não sabemos), pelo que o preservativo tem um papel fundamental nesta prevenção.
Que cuidados devo ter com os preservativos?
A fim de utilizar um preservativo com mais segurança é necessário observar alguns cuidados, tais como:
O estado de conservação da embalagem;
Certificação de qualidade;
Prazo de validade;
Conservação das embalagens dos preservativos em lugares frescos e afastados do sol directo;
Abrir a embalagem com cuidado (sem utilizar objectos cortantes e evitar que as unhas rompam o preservativo);
Utilizar o preservativo apenas uma vez;
Os preservativos são eficazes?
Sim, os preservativos