Metodologismo
É na vida em sociedade que ocorre a produção. A produção é uma atividade social. Para produzir e reproduzir os meios de vida e de produção, os homens estabelecem determinados vínculos e relações mútuas, dentro e por intermédio dos quais exercem uma ação transformadora da natureza, ou seja, realizam a produção.
A produção sociall é essencialmente histórica. A produção não trata de produção de objetos materiais, mas de relação social entre pessoas, entre classes sociais que personificam determinadas categorias econômicas (Marx e Engels).
Capital e trabalho assalariado são uma unidade de diversos: um se expressa no outro, um recria o outro, um nega o outro. O capital pressupõe como parte de si mesmo o trabalho assalariado. O capital se expressa através de mercadorias (meios de produção e de vida e do dinheiro).
Parte 2 - O Serviço Social no processo de reprodução das relações sociais.
Reprodução das relações sociais é a reprodução da totalidade, do processo social, a reprodução de determinado modo de vida que envolve o cotidiano da vida em sociedade: o modo de vida, e de trabalhar de forma socialmente determinada, dos indivíduos em sociedade.
A totalidade concreta em movimento, em processo de estruturação permanente. Entendida dessa maneira a reprodução das relações sociais atinge a totalidade da vida cotidiana, expressando-se tanto no trabalho, na família, no lazer, na escola, no poder, etc, como também na profissão.
O Serviço Social se gesta e se desenvolve como profissão reconhecida na divisão do trabalho, tendo por passo de fundo o desenvolvimento capitalista industrial e a expansão urbana, processos esses aqui apreendidos, sob o ângulo das novas classes sociais emergentes - a constituição e expansão do proletariado e da burguesia industrial, e das modificações verificadas na composição dos grupos e frações de classes que compartilham o poder de Estado em conjunturas