Direitos sociais e do consumidor
O Código Brasileiro de Defesa do Consumidor é, no ordenamento jurídico brasileiro, um conjunto de normas que visam a proteção aos direitos do consumidor, bem como disciplinar as relações e as responsabilidades entre o fornecedor com o consumidor final, estabelecendo padrões de conduta, prazos e penalidades.
São Direitos Sociais, de acordo com o artigo 6º da Constituição Federal:
- Direitos à educação: direito de cada pessoa ao desenvolvimento pleno, ao preparo para exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho.
- Direitos à saúde: direito ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde, bem como à redução do risco de doença e de outros agravos.
- Direitos ao trabalho: direito a trabalhar, á livre escolha do trabalho, a condições iguais e satisfatórias de trabalho e á proteção contra o desemprego.
- Direito à moradia: direito a uma habitação permanente que possua condições dignas para se viver.
- Direitos ao lazer: direito a repouso e aos lazeres que permitam a programação social e o desenvolvimento sadio e harmonioso de cada indivíduo.
- Direito à segurança: direito do afastamento de todo e qualquer perigo e garantia de direitos individuais, sociais e coletivos.
- direito à previdência social: direito à segurança no desemprego; na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou em outros casos de perda de meios de subsistência por circunstâncias independentes da sua vontade.
- Direito à maternidade e à infância: direito da mulher, durante a gestação e o pós-parto, e de todos os indivíduos, deste momento de sua concepção e durante sua infância, à proteção e à prevenção contra a ocorrência de ameaça ou violação de seus direitos.
- Direito à assistência aos desamparados: direito de qualquer pessoa necessitada à assistência social, independentemente da contribuição à seguridade