Metodologias
1. Metodologias de Desenvolvimento
1.1 Conceito de Metodologia
O termo metodologia, apesar de ser amplamente utilizado, não possui uma definição amplamente aceita. A nível geral, entende-se como metodologia uma série recomendada de passos e procedimentos que devem ser seguidos para obter-se o desenvolvimento de um sistema de informação (Yourdon, 1995, p. 97).
De acordo com Avison e Fitzgerald (1997, p.10), é o conjunto formado por procedimentos, técnicas, ferramentas e documentação que auxiliará os responsáveis pelo desenvolvimento de sistemas em seus esforços na implementação de um novo sistema de informação. Uma metodologia consistirá de fases, cada uma consistindo de sub-fases, que orientarão estes responsáveis na escolha das técnicas que deverão ser mais apropriadas a cada estágio do projeto e também auxiliá-los a planejar, gerenciar, controlar e avaliar o projeto do sistema de informação.
Maddison apud Avison e Fitzgerald (1997, p.418) define metodologia como sendo um conjunto recomendado de filosofias, fases, procedimentos, técnicas, regras, ferramentas, documentação, gerenciamento e treinamento para o desenvolvimentos de um sistema de informação. Verifica-se neste conceito a inclusão, entre outros, de filosofias que são as teorias e crenças que norteiam os objetivos e procedimentos de uma metodologia.
As atividades de uma metodologia podem ser adaptadas a cada tipo de projeto, de acordo com o ambiente tecnológico, complexidade e limitações de prazo ou de natureza econômica.
O uso de uma metodologia significa basicamente que se estará seguindo um método já testado, sólido e consistente que proporcionará com qualidade e eficiência, documentos que representarão aspectos ou visões do problema relatado pelo cliente.
É sempre bom lembrar que o problema é do cliente que fornece informações a respeito do seu negócio, os requisitos para a solução e como ela deve ser. A metodologia ajudará a manter o papel de analista do negócio, das