Metodologias científicas
Luís de Camões
Licenciatura em Direito
1ºAno
Metodologia do Trabalho Científico
O Declínio da Natalidade em Portugal Continental
Decorrência na Economia Portuguesa entre 2000 e 2013
Grupo: Álvaro João da Conceição e Silva Fernandes Joana Faustino Quissangua
2014
Tema
O Declínio da Natalidade em Portugal Continental
Decorrência na Economia Portuguesa entre 2000 e 2013
Introdução
O interesse suscitado pelo tema escolhido «O Declínio da Natalidade em Portugal: decorrência na economia portuguesa entre 2000 e 2013» deve-se á perceção de que a Natalidade é um fator fundamental que influencia a economia Portuguesa e que produz efeitos a curto e a longo prazo numa sociedade desenvolvida.
Objetivos
Ao elaborar este trabalho, pretendemos perceber de que forma um progressivo declínio da Natalidade influencia a economia de um País, entender as causas que influenciam essa tendência da Natalidade e as consequências que resultam no plano económico no período de 2000 a 2013.
Metodologia
Vamos iniciar o nosso trabalho a partir de uma busca exploratória de um tema atual, com impacto na realidade que é feita através da consulta de enciclopédia, livros e documentos científicos digitais. Encontrado e delimitado o tema a tratar, temos como segundo passo desenvolver um trabalho com carácter científico que é sustentado por análises e interpretações feitas de autores que são especialistas (demógrafos, sociólogos e economistas) das ciências presentes em estudo, sejam elas a demografia e a economia. Tratamos de objetivar no estudo a realizar a compreensão dos fenómenos (variáveis) que influenciam o problema a tratar. Concluímos com a sua importância do tema.
2
Índice ou sumário provisório 1. Introdução 2. A demografia em Portugal no período 2000-2013
2.1. Indicadores