METODOLOGIA
FUESPI – FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
NEAD - NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA PLENA EM LETRAS/PORTUGUÊS
METODOLOGIA CIENTÍFICA
FABIANA PEREIRA COSTA 2015
MARIA DE LOURDES
ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM I
1. De acordo com os estudos de Gil (1999, p. 26), Método Científico é o conjunto de conhecimentos intelectuais e técnicas adotadas para se chegar ao conhecimento. Considere os pressupostos de Antonio Carlos Gil e aponte alguns fatores que são determinantes para a utilização de um método.
O autor em estudo caracteriza método através de bases lógicas de investigação, entendendo que cada método vincula-se a uma corrente filosófica que se propõe a explicar como se processa o conhecimento da realidade. O método dedutivo ao neopositivismo, o dialético ao materialismo dialético e o fenomenológico, naturalmente, a fenomenologia. Portanto, a utilização de um método depende de muitos fatores: da natureza do objeto que se pretende pesquisar, dos recursos materiais disponíveis, do nível de abrangência do estudo e, sobretudo da inspiração filosófica do pesquisador bem como de sua ideologia, do seu senso crítico e da criatividade. No processo de investigação pode-se utilizar um ou vários métodos, de acordo com a natureza da investigação.
2. Discorra sobre o método indutivo, indique seus proponentes e comente o fundamento desse método.
O método indutivo procede inversamente ao dedutivo: tem como ponto de partida o particular e coloca a generalização como um produto posterior do trabalho de coleta de dados particulares. Nesse sentido, no raciocínio indutivo, a generalização não deve ser buscada aprioristicamente, mas constatada a partir da observação de casos concretos suficientemente confirmadores dessa realidade. Constituir o método proposto pelos empiristas para os quais o conhecimento é fundamental exclusivamente na experiência, sem levar em consideração princípios preestabelecidos.
Assim, podemos dizer que o raciocínio