Metodologia
3.1 Quanto à natureza da pesquisa ou abordagem do problema
A natureza da pesquisa é aplica, que de acordo com Ferrari (1982, p.171) “pode contribuir teoricamente com novos fatos para o planejamento de novas pesquisas ou mesmo para a compreensão teórica de certos setores do conhecimento”.
3.2 Quanto aos objetivos
Quanto aos objetivos pretendidos, a pesquisa se classifica em descritiva, que para Barros e Lehfeld (2013, p.84) “procura descobrir a frequência com que um fenômeno ocorre, sua natureza, características, causas, relações e conexões com outros fenômenos.”.
Para Cervo e Bervian (2002, p. 66) “a pesquisa descritiva observa, registra, analisa e correlacionam fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los.”
3.3 Quanto aos procedimentos
Quanto aos procedimentos a abordagem do trabalho é qualitativa , que para Silva e Menezes (2000, p. 20): a pesquisa qualitativa considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e atribuição de significados são básicos no processo qualitativo. Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem
A pesquisa é realizada através do método bibliográfico que de acordo com Cervo e Bervian (2002, p. 65) “procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em documentos. Pode ser realizada independentemente ou como parte da pesquisa descritiva ou experimental.”.
3.4 Quanto aos processos
Primeiramente, a elaboração da pesquisa é feita com base em livros, pronunciamentos técnicos, leis e revistas do mundo acadêmico. Essa etapa é para a definição dos termos utilizados como, ativo, passivo, estoques, valor realizável liquido, e ainda a definição dos princípios