Metodologia
Não existe uma estratégia que seja sempre a melhor para responder a uma pesquisa de um determinado fenômeno, o que existem são estratégias que aperfeiçoam a qualidade da pesquisa em relação a certos contextos. A escolha de uma estratégia de pesquisa tem que ser feita considerando, entre outros elementos, a natureza da questão da pesquisa, o contexto no qual a pesquisa se realizará, a formação e a experiência do pesquisador. Dentre as abordagens que o pesquisador poderá escolher, encontra-se:
I. A Pesquisa Qualitativa, que parte do princípio de que há uma relação dinâmica entre a realidade e o sujeito, uma interdependência entre o sujeito e o objeto de investigação.
II. A Pesquisa Provocada, na qual o pesquisador utiliza variações naturais ou acidentais da variável independente, que não pode manipular, para medir os efeitos sobre uma ou mais variáveis dependentes.
III. A Pesquisa Experimental, que parte da análise de um fenômeno delimitado, sobre o qual se formulam hipóteses e submete o fenômeno à experimentação em condições de controle.
IV. A Pesquisa Invocada, na qual o pesquisador tem um controle muito grande sobre a variável independente decidindo qual a intervenção a ser aplicada, as modalidades e o momento de sua aplicação.
São verdadeiras as afirmações contidas em: a.
I e II, apenas b.
I, II e III, apenas c.
I, II, III e IV d.
I e III, apenas e.
II e III, apenas
0,25 pontos
PERGUNTA 6
A Psicóloga ROSELY SAYÃO, publicou no Jornal Folha de São Paulo, um artigo com o título "DESOBEDIÊNCIA FAZ PARTE” no dia 09/08/2011, no qual analisa a transgressão dos filhos. A matéria foi publicada no Caderno Equilíbrio.
Um aluno está desenvolvendo uma pesquisa na qual pretende analisar a transgressão cometida pelas crianças e adolescentes e pretende utilizar o texto acima como uma de suas fontes para a construção da fundamentação teórica.
A correta indicação do texto como fonte bibliográfica de seu trabalho, segundo as Normas da ABNT é a