Metodologia
Existem milhares de reações químicas conhecidas atualmente e outras milhares que ainda estão por ser descobertas. Algumas dessas reações se processam com uma rapidezespantosa, outras, porém, são muito lentas. Com a finalidadede caracterizar a rapidez ou a lentidão com que as reações químicas ocorrem, foi introduzida a randeza velocidade de reação. A parte da Química que estuda a velocidade de reação e os fatores que nela interferem é denominada Cinética Química.
VELOCIDADE MÉDIA
A velocidade média de uma reação é definida como :
V = DELTA Quantidade / Delta Tempo
A quantidade poderá ser medida em
Quantidade de matéria (número de mols) ;
Volume;
Concentração molar, [ ], ou mol.L –1
Normalmente, utilizamos
V = DELTA [ reagentes ou produtos ]/ DELTA T ou V = [ ]f – [ ] i / DELTA T
VELOCIDADE INSTANTÂNEA
A velocidade da reação em um determinado instante t é denominada velocidade instantânea. Um instante corresponde a um intervalo de tempo (DELTA T) que tende a zero.
Podemos determinar a velocidade instantânea a partir da Lei da Ação de Massas ou através da análise das curvas que representam as variações das quantidades de reagentes ou produtos em função do tempo da reação. Tais curvas podem ser obtidas experimentalmente.
A velocidade de uma reação, em um dado instante t, é dada pelo módulo da inclinação da reta tangente à curva de variação da concentrção de reagentes ou de produtos em função do tempo.
O ângulo da inclinação da reta tangente a cada ponto da curva irá indicar a velocidade instantânea da reação nesse ponto. Quanto menor for o ângulo de inclinação, menor será a velocidade instantânea.
Tomemos como exemplo a reação de decomposição da água oxigenada :
2H2O2 (aq) 2H2O (l) + O2(g)
O gráfico a seguir representa a variação da concentração de 2H2O2 (aq em função do tempo. A linha cheia foi obtida a partir dos dados experimentais.
A linha tracejada no gráfico mostra a reta tangente para o tempo de 050s. Portanto, a