Modelos de gestão
Gestão do treinamento
Daniele Dias da Silva, Kaciana Roveda Neto, Maiara Silveira e Ernani Bosco
Prof.º Marcio Andrei Tavares
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Tecnologia em Segurança do Trabalho (Seg0237) – Seminário da Prática I
16/11/2013
RESUMO
A competição entre as organizações estão cada vez mais acirradas. A administração fica a cargo de um gestor. No exercício de suas funções, uma das atribuições é a busca constantes de métodos inovadores que torne sua empresa competitiva. Dessa forma a obrigação à modernização e à capacitação das equipes torna-se imprescindíveis. O treinamento e o desenvolvimento constante dos colaboradores são fatores fundamentais para o sucesso das organizações. Esse estudo caracteriza-se como: quantitativo e descritivo. Os dados coletados foram de forma documental.
Assim, o objetivo desse estudo é analisar as formas de gestão de treinamento. Os resultados obtidos mostram que o treinamento é crucial para a segurança e para um trabalho eficaz e eficiente.
Palavras-chave: Treinamento. Capacitação. Desenvolvimento.
1 INTRODUÇÃO
Nos dias de hoje as organizações convivem com incertezas a respeito da flutuabilidade da competição no mercado para o qual estão direcionadas suas atividades específicas. Há uma necessidade constante de adaptação e de modernização. A organização deve acompanhar de perto as mudanças impostas pelas oscilações do mercado, não somente as tecnológicas, mas, também as mudanças psicológicas do material humano.
A busca pelo perfil do profissional capacitado torna-se incessante, não apenas pela forma mecânica de exercer seu trabalho, mas também pela forma proativa, com uma visão sistematizada do ambiente como um todo. Para isso, é necessário um sistema organizacional com metodologias avançadas em treinar, capacitar e desenvolver seus colaboradores.
A preocupação pela manutenção desse perfil de profissional tem levado as organizações a fazerem fortes