metodologia
Neste trabalho apresentaremos como é feito o serviço de terraplenagem, dando ênfase aos solos inconsistentes que é onde está o maior problema dessa etapa na construção civil.
"Terrapleno", significa literalmente, "terra cheia, cheio de terra". A terraplenagem é movimento de terras através de operações necessárias para remover a terra dos locais em que se encontra em excesso para aqueles em que há falta, obedecendo um projeto pré-estabelecido.
2. TERRAPLANAGEM SOBRE SOLOS INCONSISTENTES
Praticamente todas as obras de Engenharia Civil de grande ou pequeno porte, exigem a realização de trabalhos prévios de movimentação de terras. Sendo assim é muito importante que seja feito um estudo técnico do solo, para que com a análise dos resultados seja elaborado um projeto de movimentação de terra.
Antigamente os movimentos de terra eram executados manualmente ou com o auxílio de animais que carregavam instrumentos rudimentares. Até o aparecimento dos equipamentos mecanizados e mesmo depois, temos ferramentas tradicionais indispensáveis como: pá e picareta.
Em obras como a construção de uma estrada de rodagem, de uma ferrovia ou de um aeroporto, a edificação de uma fábrica ou de uma usina hidrelétrica, ou mesmo de um conjunto residencial são comuns que se encontrem solos inconsistentes devido ao tamanho da área trabalhada.
Os profissionais que trabalham neste setor devem possuir amplamente conhecimento em geometria, mecânica dos solos, topografia e leitura de projeto para que não comprometa no futuro a base ou mesmo a fundação do que se está sendo executado.
Em terraplanagem, o ponto primordial não é a natureza do material, mas suas propriedades físicas. O que interessa ao empreiteiro é saber o modo mais fácil e econômico de escavar, mover, carregar, transportar e dispor o material. Ao fiscal, que a qualidade final do serviço atenda as especificações de projeto.
O trabalho tem início com as