Gestão de Compras
TANGARÁ DA SERRA – MT
2014
Introdução
Segundo Petrônio Garcia Martins (2003) a gestão de compras assume um papel verdadeiramente estratégico nos negócios atualmente, isso se deve ao fato de envolver grande volume de recursos, principalmente financeiros. O valor total gasto nas compras de insumos para produção corresponde a cerca de 50 a 80% do total das receitas brutas.
Segundo João José Viana (2002) embora todos saibamos comprar, em função do cotidiano de nossas vidas, é imprescindível a conceituação da atividade, que significa procurar e providenciar a entrega de matérias, na qualidade especificada e no prazo necessário, a um preço justo, para o funcionamento, manutenção ou a ampliação da empresa.
Conceito
A administração de compras ou gestão de compras é a atividade responsável pela aquisição de materiais e matérias-primas dentro da empresa de acordo com as políticas específicas a cada organização, incluindo os cálculos relacionados à despesa com estocagem e depreciação, análise dos sistemas de custeio e avaliação das instalações.
Parte essencial no processo de suprimentos, a administração de compras possibilita um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis na empresa evitando-se gastos desnecessários com a aquisição de materiais, depreciação e estocagem. Cabe ao administrador de compras planejar as aquisições de forma a realizá-las no tempo correto, na quantidade certa e verificar se recebeu efetivamente o que foi adquirido, além de trabalhar o desenvolvimento de fornecedores.
Objetivo
Segundo João Jose Viana (2002) a atividade de compras tem como objetivo a aquisição de materiais, matérias-primas e serviços sempre que solicitado, com finalidade de suprir as necessidades da organização, buscando no mercado sempre as melhores condições comerciais e técnicas.
Etapas do Processo
As principais etapas do fluxo básico de compras são:
a) Preparação