Metodologia
Andre burini*
RESUMO: esse artigo apresenta a tecnologia de identificação por radio freqüência e expõe a importância para o mercado de suprimentos e analisa suas vantagens e desvantagens.
PALVRA CHAVE: Radiofreqüência, Etiqueta Eletrônicas, Etiquetas inteligentes.
1. INTRODUCAO
1.1 OBJETIVOS
O objetivo da tecnologia RFID, que são as Etiquetas Inteligentes é revolucionar o rastreamento e gerenciamento de todo o processo, desde equipamentos industriais a produtos farmacêuticos e demonstrar que as Etiquetas Inteligentes já vêm revolucionando o mercado e quais suas vantagens e desvantagens.
1.2JUSTIFICATIVA
A justificativa da importância da tecnologia por Radio Freqüência deve-se a possibilidade de reconhecimento de produtos com potenciais ganhos e eficiências, trazendo para os dias atuais possibilidades no abastecimento anteriormente era só no imaginário.
O FUNCIONAMENTO DA TECNOLOGIA RFID
2.1 RFID
A RFID é uma tecnologia de identificação que a Radiofreqüência e não a luz.
A tecnologia surgiu inicialmente na década de 1980 como uma solução para o sistema de rastreamento e controle de acesso.
2.2 UTLIZACAO
A RFID foi desenvolvida no intuito de rastrear um controle, fluxo de produto mesmo estando em movimento.
É uma tecnologia que vem sendo aplicada em Etiquetas Eletrônicas para facilitar o rastreamento do produto desde a sua fabricação até o ponto final de distribuição.
2.2 COMO FUNCIONA
As Etiquetas Eletrônicas colocadas nos produtos são adotadas de um micro chip, que é rastreado por ondas de Radiofreqüência e é uma resistência de metal (ou carbono), e é utilizado como antena para transmissão de dados, as etiquetas respondem a sinais de radio de um transmissor (fig - a), enviando de volta informações quando a sua localização e identificação(fig-B).
Etiquetas Inteligentes: o micro chip envia sinais para as antenas que capturam dados e transmitem para os leitores especiais que em