metodologia
A Teoria Neoclássica surgiu da necessidade de se utilizarem os conceitos válidos e relevantes da Teoria Clássica, porém sem os exageros e distorções desta, condensando-os com outros conceitos, também relevantes, de outras teorias administrativas, ao longo das três últimas décadas.
A Teoria Neoclássica concebe a Administração como um processo de aplicação de princípios e de funções para o alcance de objetivos.
As decorrências da Teoria Neoclássica, segundo Chiavenato, são três:
* Quanto ao Processo Administrativo (Planejamento, Organização, Direção e Controle);
* Quanto aos Tipos de Organização (Características Básicas da Organização, Formal, Organização Linear, Organização Funcional, Organização Linha "Staff", Comissões);
* Quanto a Departamentalização (Tipos de Departamentalização, Escolhas de Alternativas de Departamentalização, Apreciação Crítica da Departamentalização).
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Conceito:
A Administração por objetivos ou administração por resultados constitui hoje em dia uma estratégia administrativa bastante difundida e plenamente compatível com o espírito pragmático e democrático da teoria neoclássica.
Segundo Drucker
"Toda empresa deve criar uma verdadeira equipe e reunir esforços individuais num esforço comum. Cada membro da empresa contribui com uma parcela diferente, mas todos devem contribuir para a meta comum. Seus esforços devem ser exercidos numa só direção e suas contribuições devem combinar-se para produzir um resultado ótimo - sem lacunas, sem atritos, sem a desnecessária duplicação de esforços.
O modelo de gerenciamento que temos agora é o da ópera. O maestro conta com um grande número de grupos diferentes que ele precisa reunir. Os artistas, o coral, o corpo de baile, a orquestra - todos têm de atuar juntos, a partir de uma partitura estabelecida de forma comum.
A administração por Objetivos exige grande esforço e instrumentos especiais, pois, numa empresa, os executivos não