METODOLOGIA
PARÁFRASE
Parafrasear consiste em transcrever, com novas palavras, as idéias centrais de um texto.
O leitor deverá fazer uma leitura cuidadosa e atenta e, a partir daí, reafirmar e/ou esclarecer o tema central do texto apresentado, acrescentando aspectos relevantes de uma opinião pessoal ou acercando-se de críticas bem fundamentadas.
Portanto, a paráfrase repousa sobre o texto-base, condensando-o de maneira direta e imperativa.
Consiste em um excelente exercício de redação, uma vez que desenvolve o poder de síntese, clareza e precisão vocabular. Acrescenta-se o fato de possibilitar um diálogo intertextual, recurso muito utilizado para efeito estético na literatura moderna.
Como ler um texto
Recomendam-se duas leituras: primeira chamaremos de leitura vertical a segunda, de leitura horizontal.
Leitura vertical
É a leitura rápida que tem como finalidade o contato inicial com o assunto do texto. De posse desta visão geral, podemos passar para o próximo passo.
Leitura horizontal
Consiste em uma leitura mais atenta; é o levantamento dos referenciais do texto-base para a perfeita compreensão.
É importante grifar, em cada parágrafo lido, as idéias principais.
Após escrever à parte as idéias recolhidas nos grifos, procurando dar uma redação própria, independente das palavras utilizadas pelo autor do texto. A esta etapa, chamaremos de levantamento textual dos referenciais..
A redação final é a união destes referenciais, tendo o redator o cuidado especial de unir idéias afins, de acordo com a identidade e evolução do texto-base.
Citação não literal ou indireta
É redigida pelo autor do trabalho, com base nas ideias de outro(s) autor(es).
É comum a utilização de verbos como afirmar, dizer, alegar e similares ou de expressões como segundo, conforme, de acordo com nas frases que explicitam quando o texto está apresentando uma citação indireta.
Não são