administrador
Planejamento é a função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e tarefas necessárias para alcançá-los adequadamente. A principal consequência do planejamento são os planos.
1. Que a organização obtenha e reúna os recursos necessárias para alcançar os seus objetivos e os integre em um esquema organizacional que garanta coordenação e integração.
2. Que os membros da organização possam trabalhar em atividades consistentes rumo aos objetivos definidos por meio dos procedimentos escolhidos.
3. Que o alcance dos objetivos seja monitorado e avaliado em relação a certos padrões para proporcionar a ação corretiva necessária quando o progresso não for satisfatório.
O primeiro passo do planejamento é a definição dos objetivos para a organização.
Planejar significa olhar para frente, visualizar o futuro e o que deverá ser feito, elaborar bons planos e ajudar as pessoas a fazer hoje as ações necessárias para melhor enfrentar os desafios do amanhã.
PLANEJAMENTO COMO UMA FUNÇÃO ADMINISTRATIVA O planejamento é definido como um processo de estabelecer objetivos e decidir a maneira como alcançá-los. Os planos servem para facilitar a ação requerida e as operações da organização. Geralmente, preveem como as ações que apontam para os objetivos devem ser tomadas. Na verdade, os planos consistem em ações consistentes dentro de uma estrutura adequada de operações que focalizam os fins desejados. Sem planos, a ação organizacional se tornaria meramente casual e randômica, aleatória e sem rumo, conduzindo simplesmente aos caos. O planejamento pode estar voltado para a estabilidade no sentido de assegurar a continuidade do comportamento atual em um ambiente previsível e estável. Também pode estar voltado para a melhoria do comportamento para assegurar a reação adequada a frequentes mudanças em um ambiente mais dinâmico e incerto. Três tipos de filosofia do planejamento:
1.