Sustentabilidade
Maycon Anderson Durães Damaceno
Wemerson Matos Fernandes
Introdução
Neste trabalho são apresentados o conceito de sustentabilidade, sua história e os desafios aplicação da sustentabilidade nos assentamentos da reforma agrária. O presente trabalho foi no Projeto de Assentamento Vazante, localizado a 67 quilômetros do município de Unaí, Minas Gerais. O P.A Vazante conta com 63 famílias e esse trabalho demonstrará meios para a utilização da sustentabilidade no assentamento.
Marco teórico
O conceito de desenvolvimento sustentável surgiu em 1979 e se afirmou em 1987 quando o presidente da Comissão Mundial para o Meio Ambiente (CMMA), em uma assembleia das Organização das Nações Unidas, o coloca como um “conceito político”; “conceito amplo para o progresso econômico e social” (VEIGA, 2005). Sua definição, descrita por Sachs (2007) e citada por Sasahara (2009, p. 54), foi elaborada entre os anos de 1983 e 1987, pela Comissão Brundtland e estabelece: Satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades. Essa definição deixa claro um dos princípios básicos da sustentabilidade, a visão a longo prazo, uma vez que os interesses das futuras gerações devem ser analisados. (Claro, Claro e Amâncio, 2008).
Meios para utilização da sustentabilidade
A agricultura sustentável tende a ser promovida pela Agroecologia, como enfoque científico (Gusman, 2001). A transição do atual modelo agroquímico para estilos de agricultura de base ecológica requer um urgente progresso tecnológico e avanço do conhecimento científico. (Caporal e Costabeber, 2000).
Para Costabeber (2006), a utilização da agroecologia não implica somente numa maior racionalização produtiva com base nas especificidades de cada agroecossistema. Mas, trata-se, principalmente, de uma transformação nas atitudes e valores dos atores sociais em relação ao manejo e conservação dos