metodologia
“Método é um caminho, uma forma, uma lógica de pensamento.” (Vergara 2009, p.3). Este capitulo expõem a metodologia que será utilizada no desenvolvimento do trabalho e explica as técnicas e procedimentos que serão usados para que se possa alcançar o objetivo central desse estudo, que é analisar e avaliar o perfil da organização segundo os critérios de excelência contidos no Manual da Fundação Nacional da Qualidade.
Nesta parte, descrevem-se os procedimentos a serem seguidos na realização da pesquisa. Sua organização varia de acordo com as peculiaridades de cada pesquisa. Requer-se, no entanto, a apresentação de informações acerca de alguns aspectos, como os que são apresentados a seguir: Tipo de pesquisa; População e amostra; Coleta de dados; Analise de dados. (Gil 2002, p. 162) Além dos aspectos citados anteriormente pelo autor, a metodologia dessa pesquisa é inclui outros itens que também serão tratados neste capitulo, são eles: o ambiente da pesquisa, a natureza da pesquisa e o período da pesquisa. “Na construção dessa metodologia, dever-se-á considerar como pontos básicos: o planejamento, a divisão da pesquisa em etapas, os recursos que serão utilizados, um cronograma de controle e os objetivos da pesquisa.” (Michel 2009, p.36).
3.1 Ambiente da pesquisa
De acordo com Bertucci (2008, p.60):
Todas as questões de pesquisa que se puder imaginar, no nível organizacional, por exemplo, não estão localizadas no vazio, mais situadas em um ambiente econômico, político, social, legal... mais amplo e com eles estabelecem importantes relações casuais e temporais. O ambiente da pesquisa é onde o estudo é desenvolvido. É importante delimitar o local da pesquisa para que se possa entender as relações estabelecidas entre a organização e ambiente, já que existe um contexto econômico, político, social e legal que interage e influencia a organização. Essa pesquisa será desenvolvida na firma de advocacia Albuquerque Pinto Advogados, empresa