metodologia
1) Analisando a história da universidade no Brasil, aponte em que época iniciou-se o processo de transformação do ensino superior para a condição de universidade. Comente em que condições este fenômeno educacional aconteceu.
2) Os institutos e faculdades isoladas podem prescindir da pesquisa e da extensão, valendo-se apenas do ensino para exercer sua função educativa. Assim, responda: quais condições ou qualidades são imprescindíveis para que se defina uma instituição de ensino como universidade? Que vantagens (estas condições) asseguram ou proporcionam a quem estuda em uma universidade?
3) Comente objetivamente sobre os dois modelos de ensino superior que se configuram no Brasil.
1-As primeiras discussões sobre a especialização do Ensino Superior ocorreram em 1889 após a proclamação da República, mas somente após 1930 esse processo de transformação começou.
O populismo de Getúlio Vargas e a federalização das faculdades estaduais e privadas
2-As condições para uma Instituição de Ensino poder ser classificada como Universidade são ensino, pesquisa e extensão. Quem estuda em uma Universidade tem mais meios de adquirir conhecimento e aperfeiçoar seu aprendizado na pesquisa, além de ter a oportunidade de fazer a diferença na sociedade com a extensão de seu conhecimentos.
3-Segundo Sguissardi, temos dois modelos de ensino superior no Brasil: as IES neonapoleônicas e as IES neohumboldtianas. A primeira é uma instituição que parece ser voltada somente para o lucro, com corpo docente de empregados desqualificados como se valesse apenas o valor pago pelo diploma e o reconhecimento desta na praça. A segunda é a universidade propriamente dita, que forma profissionais totalmente capazes de exercer a profissão e que são orientados por pessoas extremamente competentes da área de atuação do formado.