metodologia
O objetivo da ciência é a construção de um modelo consistente, abrangente e unificado a partir da simulação da realidade e melhoria da qualidade de vida do ser humano.
A ciência é sempre questionada no que tange a sua legitimidade, veracidade do conhecimento científico. Há diversas divergências com visões religiosas e esotéricas a respeito da origem do universo e da vida.
Porém, quando tratamos do conhecimento científico, no que ele pode interferir nos aspectos básicos e práticos de nossa vida, surgem grandes conflitos, pois isso é um grande problema, porque a desigualdade social criada pela ciência produz um impacto grande que não é igualmente distribuído por todas as pessoas, pois ela deveria ter como objetivo a melhoria da qualidade de vida, da educação, da compreensão das pessoas sobre sua realidade , produzindo uma distribuição igualitária de seus benefícios no que ela faz e se propõe a fazer.
Há um consenso de que as aplicações da ciência devem se desenvolver para o bem-estar do homem.
Outro ponto importante da transformação da ciência, é a rapidez exponencial de sua evolução e isso é associado com o fluxo do capital privado, como é o caso do grande investimento nas pesquisas do genoma.
Para termos uma ideia da rapidez da evolução do conhecimento, há o exemplo da reprodução assistida que já é uma atividade com grande aceitação social e as possibilidades técnicas nessa área são enormes.
Pode-se observar uma grande revolução dos últimos anos, na área da comunicação e na informação, telefonia via satélite, na internet pela TV que gradativamente está substituindo os livros e enciclopédias, que ainda fazem parte do nosso cotidiano.
Com a globalização da economia e da ciência, tudo está em constante mudança e com isso não conseguimos prever o que irá acontecer. Podemos dizer que “o poder econômico é dependente do desenvolvimento científico”.