visitas a ongs
Justificativa: Com intuito de conhecer o funcionamento de uma ONG e comparar suas práticas com a teoria vista em sala de aula, realizaremos uma pesquisa no Sonho Real, onde entrevistaremos a Senhora Aurê, que é formada em Assistência Social, e trabalha na coordenação da instituição, questionaremos sobre como a ONG foi fundada, como ela é mantida, sobre os tipos de educação não-formal com a qual trabalham e quais os seus objetivos.
Objetivo Geral: Visitar a ONG e analisa-la, fazendo a comparação da teoria com a prática.
Objetivos específico:
Aproximar as diferenças da soma.
Observar qual é a responsabilidade do educador.
Observar como os responsáveis trabalha com as diferenças culturais, e o que eles fazem para ensinar as crianças sobre as outras Culturas.
Descrever com qual Ideologia a ONG se identifica. Procedimento: Entrevistaremos a coordenadora pedagógica do local e gravaremos a entrevista a partir de um aparelho celular, tiraremos fotos do local para registrarmos a visita e ganhar tempo para conhecer o local mais a fundo.
Avaliação: Analisaremos os registros feitos e através dele descreveremos como a instituição contribui para a comunidade atendida através de seus projetos.
Desenvolvimento:
Após ser feita a visita à ONG Sonho Real, fizemos a releitura dos textos estudados em sala de aula e ao analisar o texto de CANDAU, observamos que ela ressalta muito a proposta de Emília Ferreiro de “transformar a diversidade conhecida e reconhecida em uma vantagem pedagógica”, a autora também ressalta que “a escola do século XX é herdeira do século anterior, cujo qual já tinha por objetivo anular as diferenças entre os cidadãos considerados iguais perante a lei”, sendo assim torna-se indispensável instrumentalizar didaticamente as escolas e instituições para trabalhar com a diversidade. Ao percorrermos e observarmos o trabalho prático da ONG Sonho Real, percebemos que seus dirigentes e educadores